Por Michelle Dioum, com supervisão de Rhayana Araújo
Na manhã dessa segunda-feira (06), a Diretoria da Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Saneamento (Aesbe) esteve reunida para a sua sexta reunião diretiva de 2023. Sob a liderança de Neuri Freitas, presidente da entidade e da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), o encontro reuniu representantes, líderes e gestores das companhias estaduais de saneamento, incluindo Ricardo Soavinski, vice-presidente da Aesbe, e Sergio Gonçalves, secretário executivo da associação. Os tópicos centrais da reunião englobaram uma retrospectiva dos projetos em execução, os preparativos para o Seminário Nacional da Aesbe, marcado para os dias 29 e 30 de novembro e 1º de dezembro, em Brasília, e a apresentação feita pela Casa Civil PR PPI, detalhando nuances e perspectivas do cofaturamento.
Durante o encontro, houve a recomposição da vice-presidência Sul com a nomeação de Edson Moritz, presidente da Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan). A agenda incluiu a apresentação feita pela Casa Civil PR PPI, detalhando nuances e perspectivas do cofaturamento, um mecanismo crucial nas parcerias público-privadas (PPPs) que visa intensificar a colaboração entre os setores público e privado em projetos de infraestrutura. A direção da Aesbe enfatizou a importância do conteúdo apresentado sobre o cofaturamento, abordando a sua importância estratégica para as PPPs e a infraestrutura dos serviços públicos. A dinâmica do cofaturamento permite ao parceiro privado participar do investimento necessário para a execução de projetos, em colaboração com o parceiro público.
No contexto do aniversário da associação, o Seminário Nacional surge como um evento fundamental, prometendo ser um marco inovador e inclusivo para o setor. A ocasião será duplamente especial, pois também celebra o 39º aniversário da associação. O evento será realizado no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), um palco significativo para debates e intercâmbios entre os profissionais das empresas associadas e outras entidades da área.
Os diretores concluíram a sessão destacando a formação de um novo Grupo de Trabalho (GT), composto por representantes das empresas associadas, e o planejamento de participações estratégicas na Assembleia de presidentes, visando fortalecer a cooperação e a representatividade da associação no cenário nacional.