Por Assessoria de Comunicação da Embasa
15/02/2019
Uma reunião comunitária realizada no povoado de Água Doce, em Ibicuí, centro sul da Bahia, reuniu mais de 60 moradores para tratar sobre a chegada da água tratada, que acontecerá com a conclusão de uma obra da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa), prevista para o mês de setembro. O empreendimento envolve a construção de duas estações elevatórias e de uma adutora de água tratada com cerca de 20 quilômetros de extensão, além de reservatórios.
O engenheiro Marcos Alan, da unidade regional da Embasa em Itabuna, apresentou os detalhes da obra, explicando que trata-se de um sistema integrado de abastecimento de água (SIAA), já que abastecimento será feito a partir da estação de tratamento de água (ETA) do município vizinho, Floresta Azul, onde fica a barragem Salomé. A estimativa é que sejam implantadas 500 ligações de água. A obra é bancada com recursos do Fundo Estadual de Combate e Erradicação da Pobreza (Funcep), que totalizam quase R$ 4 milhões.
A importância do saneamento básico para a saúde, dicas de consumo de água e a necessidade de ter instalações hidráulicas e reservatório adequados foram alguns dos temas tratados durante a reunião com a comunidade. Os moradores também foram orientados sobre a documentação necessária para fazer o pedido de ligação de água e sobre as tarifas praticadas pela Embasa.