Publicidade
Previous slide
Next slide

Seminário Nacional Aesbe 39 Anos terá neutralização de carbono e gestão adequada dos resíduos

Alinhada à Responsabilidade Socioambiental adotada pela Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Saneamento (Aesbe), a entidade adquiriu o selo Evento Neutro para o Seminário Nacional Aesbe 39 Anos, se comprometendo a reduzir, quantificar e neutralizar as emissões de carbono geradas no evento, o que inclui a montagem, realização e desmontagem. Além disso, em parceria com a Eccaplan Consultoria em Sustentabilidade, será realizado o planejamento e gerenciamento de todos os resíduos gerados durante evento, incluindo o período de montagem e desmontagem da estrutura. O Seminário será realizado de 29 de novembro a 1º de dezembro, em Brasília (DF).

Um evento é neutro em carbono quando suas emissões de gases de efeito estufa, que não puderam ser evitadas, são devidamente quantificadas e uma ação de compensação ambiental é realizada na mesma proporção, com o apoio a projetos ambientais. O Seminário Nacional da Aesbe apoia o projeto ambiental REDD+ Vale do Jari, localizado no município de Almeirim, Estado do Pará, e faz fronteira com o Estado do Amapá ao norte.  Dessa forma, o evento recebe o Selo Evento Neutro, que comprova a neutralização de carbono realizada indicando a quantidade de emissão de CO2 gerada e a rastreabilidade do projeto ambiental incentivado. 

O Projeto REDD+ Vale do Jari tem o intuito de fomentar a conservação florestal e a redução de emissões potenciais de gases de efeito estufa (GEE) baseado em um modelo de desenvolvimento econômico local que valorize a floresta em pé.

Nota-se um papel muito importante nesta região por servir de lar para muitas famílias rurais e como um corredor ecológico, tendo em seu entorno várias Unidades de Conservação (UCs), possuindo uma rica biodiversidade, diversas formações vegetais e espécies de importância ecológica e social. Trata-se de uma região de grande importância social e ambiental que está constantemente ameaçada pela atividade humana.

Selo Sou Resíduo Zero 

Um dos impactos ambientais mais visíveis gerados por eventos de qualquer porte é a geração de resíduos. Para minimizar este impacto, o Seminário Nacional Aesbe 39 Anos terá a gestão inteligente dos resíduos por meio do Programa Sou Resíduo Zero, com ações de triagem e separação dos resíduos para a reciclagem e reúso. Todo o processo será monitorado e medido para que seja conhecido e divulgado a % de resíduos que serão salvos do aterro sanitário.

O programa Sou Resíduo Zero trabalha com um sistema que reduz a quantidade de resíduos enviados para os aterros sanitários, limitando a quantidade de emissões de gases de efeito estufa que esses resíduos emitem ao meio ambiente. Além de gerar emprego e renda para cooperativas de catadores, reincorporando os materiais recicláveis na cadeia produtiva. É uma forma inteligente de fazer a gestão de resíduos em eventos.

Sou Resíduo Zero abrange mais do que a eliminação de resíduos através da reciclagem e reutilização, este incide sobre a reestruturação dos sistemas de produção e distribuição para reduzir o desperdício.

O presidente da Aesbe, Neuri Freitas, ressalta que a iniciativa é importante para conscientizar suas associadas e a população sobre a necessidade de mudanças de hábito para frear as mudanças climáticas. “Há inúmeras formas de contribuirmos para evitar ou minimizar os riscos de impactos da mudança do clima e a redução de alguns desses riscos de impactos futuros ou mesmo só ocorrerá se tivermos mudanças de hábitos rápidas e profundas. Por isso, uma associação com a Aesbe tem um papel fundamental de conscientizar suas associadas sobre os impactos que podemos causar quando adotamos soluções com responsabilidade socioambiental”, afirma o presidente.

Clique AQUI e saiba mais sobre o projeto!

Sobre o evento 

A Aesbe realizará de 29 de novembro a 1º de dezembro o Seminário Nacional Aesbe 39 Anos. As inscrições estão abertas e são gratuitas para os colaboradores das Companhias de Saneamento associadas à Aesbe. Para não associados, o valor da inscrição é de R$ 550. Associados à Abes, Assemae e Abar possuem 15% de desconto. Clique aqui e se inscreva!

 O evento será realizado no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), em Brasília (DF), com o objetivo de promover a interação dos colaboradores das companhias associadas à Aesbe e das demais associações do setor, permitindo um ambiente adequado para o debate em prol da universalização do saneamento.

A Eccaplan – Consultoria em Sustentabilidade

A Eccaplan Consultoria em Sustentabilidade, instalada dentro do Cietec (Centro de Inovação, Empreendedorismo e Tecnologia), foi fundada em 2008 com o objetivo de desenvolver e implementar projetos socioambientais como: Programa de Gestão de Resíduos com o Sou Resíduo Zero, Relatórios de Sustentabilidade e Quantificação e Compensação de Gases de Efeito Estufa. Com o apoio do Ministério da Ciência & Tecnologia e da USP, foram desenvolvidos os programas de ação e educação contra as mudanças climáticas – Programa Evento Neutro e CO2 Neutro. Estes programas consistem em quantificar e compensar o impacto ambiental de shows, feiras, eventos corporativos, produtos, empresas, entre outros.

Serviço

Seminário Nacional Aesbe 39 Anos

Quando: 29 de novembro a 1º de dezemebro

Onde: CICB – localizado no St. de Clubes Esportivos Sul, Trecho 2, Conjunto 63, Lote 50 – Asa Sul. Brasília (DF).

Inscrições: Clique aqui

 

Compartilhe

Confira também nossas publicações

Veja todas nossas
edições anteriores