Publicidade
Previous slide
Next slide

Último dia de programação do III Seminário Nacional de Práticas Comerciais em Saneamento promove debates sobre as estratégias corporativas para o desenvolvimento do setor

Por Michelle Dioum, com supervisão de Rhayana Araújo

O terceiro e último dia do III Seminário Nacional de Práticas Comerciais em Saneamento promoveu debates e análises, e teve seu início com o “Painel 6: Desenrolando a Recuperação de Dívidas com A Serasa Experian”, com a participação da Serasa Experian, Patrocinadora Ouro do evento. Carolina Souza, especialista em Recuperação de Dívidas da Serasa, e Adriano Amorim, diretor de Contas da Serasa Experian, conduziram o painel com foco na recuperação de dívidas, apresentando estratégias e ferramentas eficientes para lidar com inadimplência. O evento é uma realização da Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Saneamento (Aesbe), em conjunto com a Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa), com organização da Câmara Técnica Comercial (CTC) da entidade, e contou com a presença de diversas autoridades do setor de saneamento básico brasileiro.

O “Painel 7: Tarifa de Disponibilidade – Da Implementação à Manutenção da Adimplência” Diego Rezende Ferreira, superintendente de Comercialização da Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb), e Helton Machado Kraus, gerente de Faturamento da Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan), discutiram a implementação e manutenção da Tarifa de Disponibilidade. O painel, moderado por Agostinho Moreira, coordenador da Câmara Técnica Comercial (CTC) da Aesbe, teve como destaque as estratégias para garantir a adimplência.

O “Painel 8: Cadastro e Geoprocessamento” contará com a participação de João Gomes Mafra Neto, coordenador do Núcleo Comercial de Faturamento da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern), que apresentará a palestra “Atualização Cadastral da Caern Aplicada em Sistemas de Informações Geográficas – Mapeamento, Análise e Ações de Combate às Perdas Comerciais”; e e Diego Varela, gerente de Geoprocessamento da Cagepa, que discorrerá sobre “Cadastro GIS Aplicado a Gestão Comercial”. Ilka Maria Queiroz de Barros Sousa, gerente de Gestão e Estratégia da Cagepa será a moderadora do painel.  

O Painel 9: Cobrança de Débitos de Difícil Recuperação – O que fazer?” destacou as estratégias de recuperação de débitos de difícil arrecadação. Dalman Jodafe, gerente de Cobrança da Cagepa, apresentará a palestra “Campanhas de Negociação como Estratégia de Recuperação de Débitos”; Daniel Torres, Gerente de Cobrança da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa), apresentou a palestra “Implantação de Ferramentas Administrativas de Cobrança e Negociação para Manutenção da Adimplência”; Agostinho Moreira Filho, superintendente Comercial da Companhia de Água e Esgoto do Estado do Ceará (Cagece) e coordenador da Câmara Técnica Comercial (CTC) da Aesbe, discorreu sobre as “Estratégias Usadas na Redução dos Débitos de Difícil Recuperação”; Afrânio Ferreira Neto, agente Administrativo da Companhia Saneamento de Goiás (Saneago) apresentou a palestra “Protesto de Usuários Como Instrumento de Melhoria da Arrecadação”. Thalita Vieira, secretária da CTC moderará este painel.

Encerrando as atividades do último dia, o “Painel 10: Melhorias no Processo de Faturamento Com Foco na Redução de Contas a Receber” foi moderado por Isaac Veras, diretor Comercial da Cagepa. Tamyres Queiroz de Oliveira, supervisora de Faturamento da Embasa, apresentou a palestra “Ajustes Nas Regras de Faturamento para Redução de Prejuízos Comerciais”. Helton Machado Kraus, gerente de Faturamento da Casan, apresentou a palestra “Adequação de Prazos e Rotinas de Faturamento para Aumento da Arrecadação.

O terceiro dia de seminário proporcionará uma rica troca de conhecimentos e práticas entre os profissionais do setor. A interação entre os palestrantes e o público, por meio de perguntas enviadas via formulário online e respondidas ao final de cada painel, reforça o caráter colaborativo e a importância do evento para o setor de saneamento básico no Brasil. O evento contou com o patrocínio Ouro da Enorsul e Serasa Experian, e com o patrocínio Prata da Consenso Tecnologia, Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa) e Metasix Tecnologia. Com palestrantes renomados e temas de grande relevância, o seminário teve o objetivo de fomentar debates cruciais sobre as inovações e estratégias nas práticas comerciais do setor, visando um futuro sustentável e eficiente para o saneamento nacional.

Compartilhe

Confira também nossas publicações

Veja todas nossas
edições anteriores